quinta-feira

Professores, Artistas , Convidados

Agnaldo Farias, curador da Bienal SP, palestrante convidado do IAC


ALBERTO KAPLAN/RJ, Professor do MAC/SP e da Escola Parque Lage/ RJ
AGNALDO FARIAS/ SP, Pesquisador, crítico de arte, professor, curador adjunto da Bienal Internacional de São Paulo.
ANA MAE BARBOSA/RJ, Crítica de Arte, membro da Comissão Internacional de Arte-Educação e Professora da USP/SP.
ANNA BELLA GEIGER/ RJ, Artista plástica, com obras em gravura, pintura e multimídia, formação em História da Arte no Metropolitan Museum of Art e na New York University, participou de várias bienais/SP, Bienalle du Jeune, Paris, Bienale di Venezia, exposições em Kioto, Amsterdã e Frankfurt, prêmio RESUMO JB e Sul América.
ANTÔNIO VIANA/ PE, profº doutor em Letras pela Universidade Sorbone, Paris.
ANTONIO PENIDO/RJ, Professor com formação no Brooks Institute of Photography – Califórnia. Técnico responsável pela iluminação nas minisséries, da Rede Globo, Memorial de Maria Moura, Anos Dourados e Desejo, como também nas novelas Mandala, O Outro, no Caso Especial: O Santo que não acreditava em Deus, e diversos programas, a exemplo de Armação Ilimitada. Direção em fotografia em longas e curtas: Engraçadinha, Policarpo Quaresma, Perdidos e Malditos e o Bom Burguês.
ANTONIO PÁDUA/PE, Artista Plástico e professor de arte.
ANDRÉA ALCANTARA/PE, Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual e Vídeo.
ANA CATARINA GALVÃO/ PE, Jornalista, crítica de cinema, especialização em cinema, Universidade de Londres.
ANGELA MAGALHÃES/RJ, Responsável pela Área de Fotografia da CAV/Funarte. Curadora de mostras nacionais e internacionais sobre fotografia.
EDUARDO SOUZA/ PE, licenciando em artes plásticas da UFPE, orientador Prof. Sebastião Pedrosa, PhD em Artes Plásticas e Coordenador da Licenciatura em Artes Plásticas da UFPE.
BETE GOUVEIA/PE, Artista Plástica, Licenciada em Artes Plásticas pela UFPE, especialização em Madri, Espanha, atualmente professora de História das Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco.
BETO NORMAL/PE, Designer de moda
CLENIRA MELO/ PE, Socióloga, arte-educadora, especialização em teatro na educação/UFPE.
DELIMA MEDEIROS/PE, Artista Plástico, designer gráfico, estudou pintura na Escola de Belas Artes da UFPE, foi membro da Sociedade de Arte Moderna do Recife, estudou na École Supérieure des Arts Décoratifs da Universidade de Paris e na Università Estatale de Milão.
DANIEL DA HORA/PE, Designer, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, professor do curso de Bacharelado em Programação Visual, UFPE.
EDGAR ULISSES/PE, Arquiteto e escultor.
ELPÍDIO SUASSUNA/PE, Fotógrafo com experiência há 20 anos. Cursou a Escola Técnica de Fotografia Fintson College of Tecnology, Leeds, Inglaterra e larga experiência com foto publicitária e arquitetônica.
ELIZABETH GOUVEIA/PE, Artista plástica e professora de História das Artes no Curso de Licenciatura em Artes Plásticas da UFPE, especialização em artes plásticas no Museu de Roma, Itália.
ELIZABETH LAFFAETTE/RJ, Programadora Visual/ FUNARTE, Bacharel em Comunicação Visual com pós-graduação no SUD/Grafic Media Deselopment Centre (Haia Olanda, 1988).
FERNANDO COCCHIARALE/RJ, Professor de Estética do Departamento de Filosofia e do Curso de Especialização de História da Arte e de Arquitetura do Brasil na PUC/RJ. Coordenador de Artes Visuais na FUNARTE. Crítico de Arte, com Anna Bella Geiger, do livro Abstracionismo Geométrico e Informal.
FERNANDO LINS/PE, Artista Plástico, professor no Curso de Licenciatura em Artes Plásticas da UFPE e professor orientador do Laboratório de Pesquisa Plástica do IAC.
GRAÇA LINS/PE, Professora de Literatura Brasileira, especialização em Literatura e em Política Cultural/MEC.
GIAN PAOLO DI MAIO / ITÁLIA, professor de artes plásticas do Instituto Internazionale di Arte Contemporânea di Torino. Especialização em pintura, escultura e comunicação audiovisual na Universidade de Bringhton / Inglaterra; Academia Albertina de Belas Artes de Torino e Academia de Belas Artes de Carrara / Itália.
HANS WAECHER/PE, Designer, professor e coordenador do curso de Bacharelado em Programação Visual da UFPE.
HORÁCIO VIDALES/MÉXICO, Arquiteto e professor da Universidade ITSO – Instituto de Estudos Superiores do Ocidente – Guadalajara, México, com publicações sobre Arquitetura Latino-Americana Contemporânea.
IPIRANGA FILHO/ PE, artista plástico, escultor com formação no Curso Superior de Escultura, na Escola de Belas Artes; especialização na Escola de Artes e Ofícios de Paris (Sorbone) e na Universidade Livre de Berlim.
LUCILA NOUGUEIRA/ RJ, Poetisa, crítica e tradutora, radicada em Pernambuco, professora de literatura Portuguesa e Brasileira e teoria da literatura na UFPE, Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Associação Latino-Americano de estudiosos do discurso/Argentina.
LUIZ MAURÍCIO CARVALHEIRA/ PE, Formação em Filosofia/UFPE, Mestrado em Teatro/USP, professor de teatro, dramaturgo e ator, autor de O Teatro Popular no Nordeste, coordenador pedagógico do Grande Circo Brasil.
LUÍZA INTERLENGHI/RJ, Profª Mestre em História da Arte pela PUC/RJ com dissertação sobre a obra de Franz Weismann, premiada com a Bolsa de Pesquisa Rio Arte, 1996. Responsável pela renovação do Projeto Macunaíma, FUNARTE 1988/90, Curadora da Sala Especial de Fayga Ostrower no 15º Salão Nacional de Artes Plásticas/RJ.
LEILA TELES/RJ, Coordenadora do Salão Nacional de Artes Plásticas na FUNARTE, formada em Artes Cênicas e Cenografia na UFRJ, realiza produções em espetáculos teatrais e musicais.
LUIZ CARLOS DEL CASTILLO/RJ, Artista Plástico e professor com exposições no Brasil e no exterior. Participou de cursos e de exposições, entre elas a individual “Mental Landscap”, Studiot, NY/USA. Ingressa em 1989 na área de Artes Plásticas da FUNARTE, onde foi coordenador do Ciclo de Esculturas Contemporâneas, foi coordenador do Salão Nacional de 1990/92 e atualmente criou e coordena o projeto de eventos especiais da FUNARTE, participa de workshops em universidades nacionais, além de conferencista no Fórum Nacional de Cultura.
MARCELO CAMARGO/RJ, Técnico da área de montagem de exposições da FUNARTE, trabalha com exposições desde 1976. Coordenou a montagem de mostras para a Galeria de Fotografia da FUNARTE. Responsável pela montagem de exposições no Centro Cultural Banco do Brasil, além de exposições em outros estados do Brasil.
MARILDA DE CAMARGO CR/ SP, Mestranda em Comunicação e Semiótica PUC/RJ, artista plástica formada pela Escola de Belas Artes de SP. Atualmente é pesquisadora em sócio-semiótico realizando seus estudos em Recife/PE.
MANOEL CHAVES/PE, Fotógrafo, formação na Leeds Polytechnic, Leeds, Inglaterra e na San Francisco Scholl of Arts, Califórnia, EUA, trabalhos realizados junto a Revista Isto É, Bloch Editores e FUNAI, IPHAN entre outros.
NELSON SIMAS/PE, Cineasta e produtor de vídeo desde 1980, com formação em Direção de Cinema em Barcelona/Espanha. Fundador da área de cinema e vídeo do MISPE (FUNDARPE). Realizador de cursos de cinema, vídeo e de documentários há 12 anos.
NICODÈME DE RENESSE/ BÉLGICA, Formado em Antropologia e Ciências Sociais, técnico em áudio para cinema, desenvolveu trabalhos em curta metragem sobre o folclore do norte da Rússia e no Brail sobre o Coco de Roda.
OSMAN GODOY/ PE ,produtor cultural, roterista, coordenador do 1º e 2º Encontro de roteiristas cinematográficos de Pernambuco”
RITA BÖHM/ ALEMANHA, arquiteta e Zen-budista, prática do sumi-ê junto ao mestre Mssao Okinaka.
REGINA BUCCINI/ PE, licenciando em artes plásticas da UFPE, orientador Prof. Sebastião Pedrosa, PhD em Artes Plásticas e Coordenador da Licenciatura em Artes Plásticas da UFPE.
RONALDO RANZENBERGER/ RJ, especialização em Computação Gráfica pela PUC-RJ e mestrado em Engenharia de Computação – UFRJ.
RENÉ PASSERON / FRANÇA, artista plástico, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica – CNRS, professor aposentado da UFR d’Arts Plastiques, Universidade de Paris.
RUY GUERRA/SP, Cineasta, diretor e professor de cinema, dirigiu entre outros sucessos “Os cafajestes” e a “Ópera do Malandro”.
ROBERTO SOARES/PE, Designer, professor de fotografia e vídeo.
SONIA SALSEIRO/ RJ – Aquiteta e consultora em design de exposição/ FUNARTE
SEBASTIÃO PEDROSA/PE, PhD em Artes. Mestrado em Arte-Educação, participou de várias exposições no Brasil e no exterior. Atualmente, coordena o curso de Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas da UFPE e professor orientador da Oficina Guaianases de Gravura.
WALTER FIRMO/RJ, Fotógrafo com trajetória profissional de destaque nos principais veículos de comunicação do país e ex-diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte.
WODSON PORTELA/ PE, Desenhista e ilustrador, com trabalhos editados no país e em edições internacionais na Europa e América, em diversos gêneros como Playboy, Malibú, Street Fighter, entre outros.
VITAL COSTA/PE, Analista de Sistema.