quinta-feira

Área de Artes Plásticas



Laboratório de Pesquisa Plástica do IAC

Cursos/ Oficinas/ Workshops

“ A PINTURA E A SOCIEDADE NO ANO 2000” Prof. Gian Paolo Di Maio/ Itália
Sinopse: Pesquisa e estudo da pintura contemporânea do desenho, da colagem, da técnica mista, da expressão pictórica tridimensional, focalizada no âmbito dos materiais, da sociedade e cultura do ano 2000. Será prestada particular atenção a teoria histórico-social dos movimentos artísticos contemporâneos que influenciou a Arte Contemporânea. Referências a arte clássica e a cultura étnico-tribal (África, Índia, Ásia) influenciou a arte e os artistas modernos. Referências a tecnologia e a interatividade na Arte.

“A CONDIÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS NA DIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA – MÉTODO E INTUIÇÃO”, Profª Anna Bella Geiger/RJ
Sinopse: A produção de arte contemporânea tem se caracterizado numa primeira observação, pela falta de um estilo único, e por uma variedade de procedimentos, conceitos, técnicas, etc. Não se pode apenas gostar ou não gostar de contemplar a obra atual. O objeto de arte sempre e ainda mais agora, necessita de outras observações que requerem uma maior e mais profunda base teórica (prática para sua compreensão). O workshop constará de cinco aulas prático-teóricas.

“AQUARELA CONTEPORÂNEA”, Prof. Alberto Caplan/RJ
Sinopse: Uma abordagem da aquarela contemporânea (expoentes atuais, a estética dos anos 90). Busca de um vocabulário plástico próprio da aquarela (cor-luz e cor-pigmentos, entre outros quesitos).

“ARQUITETURA LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA”, Prof. Horácio Vidales/México
Sinopse: Através de um levantamento sobre os antecedentes históricos e de uma apresentação do contexto geográfico e cultural dos países da América do Sul (período 1960-1990), o curso abordará as perspectivas de uma identidade cultural e artística na arquitetura latino-americana. As principais obras de arquitetos contemporâneos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela serão analisadas. Em paralelo artístico-cultural será elaborado um estudo comparativo entre arquitetura brasileira e a hispano-americana.

“CONCEPÇÃO E MONTAGEM DE PORTFÓLIOS E EXPOSIÇÕES”, Prof. Marcelo Camargo/RJ
Sinopse: Apresentação de recursos para montagem de portfólios como papéis especiais e soluções de embalagem e aspectos práticos da organização, produção e montagem de exposições, incluindo técnicas para emoldurar obras, confecção de passe-partout, soluções de montagem, sinalização e edição de espaço cênico.

“CRÍTICA, MATERIAIS E TÉCNICAS DA COLAGEM”, Prof. Dr. Sebastião Pedrosa/PE
Sinopse: Curso teórico/prático, introduzindo o aluno à história do uso da colagem na obra de artistas importantes do século XX focalizando os artistas “dadaístas” e a influência deles em artistas contemporâneos. Estudo dos materiais e técnicas. A prática da colagem com os mais diversos materiais. A relação entre o conteúdo da obra e a matéria utilizada pelos alunos. Análise crítica / avaliação, planos e volumes através de cortes, dobras, vincos, vazados, colagens, todas feitas em papel usando técnica tridimensional.

“GRUPO DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA ARTE”, Coord. Profª Bete Gouveia/PE
Sinopse: Reunião semanal de estudos teóricos, debates e produção de textos sobre história da arte contemporânea, com grupo de artistas e estudantes de arte.

“HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEPORÂNEA”, Profª Bete Gouveia/PE
Sinopse: O curso tem como conteúdo a história da arte moderna e pós-moderna, tendo como ponto de partida o Impressionismo, final do século XIX, passando pelo Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo, Tachismo, Pop Arte, Arte Pobre, Arte Mínima, Arte Cinética, Arte Conceitual, abordando, também, noções dos elementos básicos da obra de arte.

“LABORATÓRIO DE PESQUISA PLÁSTICA”, Prof. Fernando Lins/PE
Sinopse: Curso sistemático no IAC, o Laboratório de Pesquisa Plástica tem como objetivo o desenvolvimento da criatividade mediante uma orientação fundamentada em linguagem contemporânea, proporcionando condições para uma expressividade própria no âmbito das artes plásticas. Pesquisa com recursos da plasticidade do desenho, pintura, colagem, texturas, materiais alternativos e tridimensionalidade.

“MUTAÇÃO DE IMAGENS GRÁFICAS”, Prof. Antônio Pádua/PE
Sinopse: Refletir sobre a produção da mídia impressa em suas múltiplas linguagem e permitir ao artista sintetizar, como testemunho vivo de sua época o mundo que o cerca utilizando-se de todos os “subsídios”, mesmo que esses ainda sejam rejeitados como forma de produção e reprodução de arte.

“OFICINA CROMÁTICA”, Prof. Delima Medeiros/PE
Sinopse: O curso abordará o fenômeno cor: derivação Leonardo da Vinci, Goeth, Isaac Newton, Thomas Young; cores primárias e secundárias; síntese aditiva das cores; cores complementares, terciárias, etc; monocromia e policromia; matriz, luminosidade e saturação; rosa das cores; proporção das cores; relação psicológica das cores; valor simbólico das cores; uso, misticismo e preconceitos populares; ritmo e criatividade cromáticos.

“OBJETO TRIDIMENSIONAL”, Prof. Edgar Ulisses/PE
Sinopse: O curso propõe desenvolver o potencial de pesquisa no universo existente de matérias isoladas ou compostas, abstraindo daí a forma e/ou a solução para a concretização de formas idealizadas. A utilização da tridimensionalidade se justifica no potencial das possibilidades de uso.

OFICINA DE CERÂMICA Prof. Coordenador Ipiranga Filho/PE
Sinopse: O curso abordará a história da cerâmica; tratamento e preparação de argilas; identificação e classificação de tipos de argilas; chamotes; engobes; modelagem: colondrinos, adição, subtração, forma perdida, via líquida, torneadas; secagem e estocagem; queimas e uso de casetas; desenho artesanal; objetos utilitários; decoração a quente e a frio; técnicas: racu, cabocla; urbana; uso de vetais em decomposição; vidrados: baixa queima (lenha), alta queima (forno elétrico). Atelier do DEC, promoção IAC.

“PAUL VALERY E A FILOSOFIA DA ARTE”, Prof. Crítico de Arte Fernando Cochiarale/RJ
Sinopse: Através do texto “Leonardo e os Filósofos, 1929, de Paul Valéry, discutir algumas questões tradicionais da Filosofia da Arte (Estética), como a noção da Beleza Universal, em crise desde os primórdios da Arte Moderna, e as alternativas para uma nova Estética. Foram tratados os seguintes tópicos: 1. A Sensibilidade e a Razão; o estatuto problemático da experiência e da reflexão estéticas. a) Características fundamentais da Filosofia e do filósofo segundo a tradição. b) A ordem das idéias e o sujeito do conhecimento (sujeito e objeto). c) Seria o discurso filosófico decorrente da construção objetiva do sujeito do conhecimento ou da expressão individual? d) A crise da Filosofia e o surgimento da Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). e) A mudança da concepção de verdade no Século XVI (Lógica x Experimentação). 2. O problema das estéticas normativas. a) O Belo é universal (absoluto) ou histórico (relativo)? b) Seria a estetização uma das saídas para a crise da Filosofia (metafísica) delineada progressivamente desde o século XVI? c) Arte e Filosofia. d) Arte e Pensamento.

“PESQUISA PLÁSTICA”, Prof. Fernando Lins/PE
Sinopse: 1º módulo: Iniciação à pesquisa plástica no âmbito da contemporaneidade, abordando técnicas do desenho, pintura, colagem, textura, técnica mista e tridimensionalidade. Fundamentação teórica dos principais movimentos artísticos que influenciaram a arte contemporânea. 2º módulo: Objetiva o desenvolvimento da criação mediante uma orientação fundamentada em linguagem contemporânea, proporcionando condições para uma expressividade própria, no âmbito das artes plásticas. Neste módulo o aluno desenvolverá um projeto de pesquisa utilizando-se dos recursos da plasticidade do desenho, pintura, colagem, textura e dos materiais alternativos.

“POR UMA FILOSOFIA DA CRIAÇÃO” Prof. René Passeron / França
Sinopse: O curso tem por tema ampla pesquisa no campo da poética e parte de estudo sobre os processos de criação em diversas linguagens artísticas, tais como artes plásticas, cinema, literatura e teatro. Serão abordados os seguintes conteúdos: três métodos de abordagem da obra de arte, o que é criar na arte e em outros campos; o mistério da criação, dificuldades e métodos da poética, a lição poética do Surrealismo: sua diversidade e sua unidade e a razão como obra. O curso visa proporcionar uma nova visão unindo o lúdico-artístico e terapêutico dentro dos paradigmas holísticos. Centrado nas artes plásticas, dança e música com atividades práticas e teóricas em vivências de grupo.

“PRODUÇÃO DE EVENTOS EM ARTES PLÁSTICAS”, Profª Leila Teles/RJ
Sinopse: O objetivo é de contribuir com o profissional e estudante atuante em projetos na área cultural a planejar as diversas etapas de produção de forma seqüencial e adequada, na realização do evento, propiciando o planejamento e a execução de produções locais.

“PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DE PROJETOS DE ARTE CONTEPORÂNEA”, Prof. Luiz Carlos Del Castilho/RJ
Sinopse: Promover um maior entendimento dos modos de apresentação de um projeto de Arte Contemporânea e de suas possibilidades de inserção nos circuitos que veiculam projetos desta natureza, tomando como referências trabalhos nacionais e internacionais produzidos atualmente.

“SEMIÓTICA: A ESPIRAL, DO MITO À PINTURA”, Profª Marilda de Camargo/SP
Sinopse: O curso analisa o movimento de espiral em ascese; o gestual da linha espiralada como um dos componentes da linguagem filosófica-plástica, indicando sua transformação no percurso do olhar e do imaginário, uma obra renascentista e uma obra contemporânea dentro da visão semiótica.

“TEMPO E ESPAÇO DA ESCULTURA CONTEMPORÂNEA”, Profª Luiza Interlenghi/RJ
Sinopse: Através das noções de espaço e tempo analisar os movimentos decisivos para a Escultura na arte da modernidade, desde a ruptura com a função de representação da estatuária tradicional (século XIX). Discutir as diversas manifestações tridimensionais da arte atual através de uma reflexão sobre o seu território (limites físicos ou simbólicos) e os modos como podemos compreender o lugar da obra de arte, sua função e seu sentido no contexto social. Serão apresentados aspectos da escultura européia (Rodin, Brancusi, cubismo, futurismo e construtivismo), da escultura americana (land art, minimal art e pop art) e da escultura brasileira (concretismo e neoconcretismo).

“WORKSHOP BASIC OF WOODCUT PRINTING”, Prof. Escultor Stanley Bullard, Inglaterra
Sinopse: Em parceria com o Conselho Britânico, o IAC promoveu a visita do premiado escultor e gravador Stanley Bullard, Inglaterra, para realizar o workshop Basic of Woodcut Printing (Técnicas Báicas da Xilogravura). O workshop foi dirigido aos aspectos da prática em xilogravura com o objetivo de vivenciar todo o processo envolvido desde a preparação da madeira até a impressão. O artista também utilizou técnicas desenvolvidas pelo poeta e gravador inglês do século XIX, Willian Blake.