sábado

Arte na educação

Publicação Ana Mae Barbosa, professora convidada do IAC

Cursos / Oficinas/ Workshop

“ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA”, Prof. Ana Mae Barbosa/RJ
Sinopse: 1. O ensino da Arte Pós-Moderna: Tendências Contemporâneas / 1.1. A leitura da obra de arte pelos artistas / 1.2. A leitura da obra de arte na escola DBAE. ARTS PROPEL: Metodologia Triangular / 2. Ideologia na escolha das imagens e objetivos a serem apreciados / 2.1. A estética do cotidiano e a exposição. O labirinto da moeda / 2.2. Erudito e Popular: a luta das passagens / 2.3. A multiculturalidade.

“LEITURA E APRECIAÇÃO DA OBRA ARTÍSTICA”, Profºs Ana Catarina Galvão (cinema), Fernando Lins (artes plásticas), Graça Lins (literatura) e Luis Maurício Cavalheira (teatro)
Sinopse: O curso se propõe a fornecer elementos básicos para a compreensão da obra de arte em diferentes expressões, visando a formação de público em geral, ampliando seu conhecimento estético. O curso é destinado ao público em geral com os seguintes temas: Elementos fundamentais da pintura acadêmica e da pintura moderna / Aspectos do drama e da comédia no espetáculo teatral / Introdução à linguagem cinematográfica / O livro não teme o século XXI. Local: Sala Samico / DEC, promoção IAC

“OFICINA LITERÁRIA DE CONTO E POESIA”, Profª Lucila Nogueira/PE
Sinopse: A poetisa e professora universitária Lucila Nogueira ministrará nova oficina literária de conto e poesia no Departamento de Cultura da UFPE. A oficina terá início no próximo dia 20 de junho com duração de um mês. Visa inserir os alunos no processo de criação, utilizando técnicas que quebrem a racionalidade e deixem fluir livremente a capacidade literária de cada um. Sala Samico/ DEC, promoção IAC.

“ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO DA ARTE”, Profª Ana Mae Barbosa/SP
Sinopse: Durante o workshop serão abordados os seguintes tópicos: 1. O ensino da arte pós-moderna: tendências contemporâneas. 1.1 A leitura da obra de arte pelos artistas. 1.2 A leitura da obra de arte na escola DBAE ARTS PROPEL; metodologia triangular. 2. Ideologia na escolha das imagens e objetivos a serem apreciados. 2.1 A estética do cotidiano e a exposição / O labirinto da moda. 2.2 Erudito e popular; a luta das passagens. 2.3 A multiculturalidade. Sala Samico/ DEC, promoção IAC

PROJETO APREEDENDO ARTE (TURMA 1 E 2)
Instrutores Regina Buccini e Eduardo Souza, licenciandos em artes plásticas da UFPE. Orientador Prof. Sebastião Pedrosa, PhD em Arte-Educação, Coordenador da Lic. em Artes Plásticas da UFPE.
Sinopse: Os cursos do Projeto Apreendendo Arte são de iniciativa do Departamento de Teoria da Arte em parceria com o Departamento de Cultura da UFPE, destinados a jovens e crianças. Os conteúdos programáticos tomam por base metodológica a proposta triangular de ensino da arte. Através do estuda da pintura, desenho, colagem, modelagem e a gravura, em seus aspectos práticos e teóricos, serão observados e vivenciados os caracteres fundamentais na produção da obra de arte: o fazer, o apreciar e o expressar. Anexo DEC, promoção IAC.