sexta-feira

Cinema, Vídeo e Fotografia


Professor convidado, o premiado diretor Ruy Guerra


Cursos / Oficinas/ Workshop

“A PAIXÃO PELO CINEMA”, Prof. Ruy Guerra/SP
Sinopse: Princípio da produção e da linguagem do cinema, abordando a produção nacional desde o nascimento do nosso cinema até hoje, além de procedimentos básicos de direção cinematográfica.

“CAPTAÇÃO, ELABORAÇÃO E CONCEPÇÃO DO SOM NO CINEMA”, Prof. Nicodem de Renesse, Bélgica
Sinopse: Serão vivenciadas técnicas de captação e elaboração de som, assim como a abordagem de aspectos da concepção artística. O workshop, constando de exemplos e exercício práticos, fornecerá noções básicas relativas a realização de trilha sonora. Na parte prática os alunos terão oportunidade de utilizar equipamentos profissionais de áudio.

“FOTOJORNALISMO”, Profª Ângela Magalhães e Walter Firmo/RJ
Sinopse: Apresentar um história do fotojornalismo brasileiro e consideração sobre esta atividade nos USA, Europa e Brasil, assim como discussões sobre foto construída no fotojornalismo. Serão também abordados os equipamentos, filmes, lentes e flash. Serão ainda discutidas as obras de Sebastião Salgado, Eugene Smith, Josef Koudelka, entre outros. O último encontro se destinará a uma discussão sobre os portfólios dos alunos do curso.

“FOTOGRAFIA”, Prof. Roberto Soares/PE
Sinopse: Capacitação na linguagem da Fotografia, no exercício da técnica e da estética fotográfica. O curso abordará o estudo da Câmera Fotográfica, Tecnologia da Imagem, Aplicação de Técnicas e Linguagem Fotográfica.

“INTRODUÇÃO À TÉCNICA CINEMATOGRÁFICA”, Prof. Nelson Simas/PE
Sinopse: Breve História do Cinema Pernambucano/Técnica Básica do Cinema/ Funções/ Produção/ Roteiro/ Trama/ Construção do Personagem/ Direção/ Realidade de Pernambuco e do Nordeste: o caso Baile Perfumado/o Pólo de Produção de Caruaru/ Financiamento externo/ O futuro do cinema no Brasil e no estado/ A nova Lei di Audiovisual e as leis de incentivo cultural municipal, estadual e federal.

“INTRODUÇÃO À TÉCNICA E À ESTÉTICA FOTOGRÁFICA”, Prof. Manoel Chaves/PE
Sinopse: Com o propósito de introduzir e expandir o conhecimento nas artes visuais, e especialmente, na linguagem fotográfica, propiciando assim melhores condições para apreciar, registrar e ou interferir no tempo e no espaço, respectivamente. O objetivo é estimular áreas de aprofundamento no estudo e pesquisa em fotografia, enquanto técnica e arte.

“OFICINA DE PRODUÇÃO DE CINEMA”, Prof. Nelson Simas/PE
Sinopse: A oficina segue o programa do IAC de formação de novos cineastas iniciado em janeiro/97, abordando a produção do filme curta-metragem planejado e com roteiro já finalizado. Destina-se aos interessados a produzir para cinema, vídeo e tv. Durante a oficina serão definidas as condições e a equipe para a produção de um curta-metragem em 16mm. Algumas vagas foram reservadas para que não freqüentou os cursos anteriores e que tenha conhecimento de cinema e vídeo.

“PHOTOSHOP”, Prof. Daniel da Hora/PE
Sinopse: Programa para edição de foto/imagem de maior aceitação no mercado. Trabalhando através de coordenadas de bits, o Photoshop permite a correção de cor e a transformação dos tons de fotografias e imagens em geral. Serão apresentadas noções de digitalização (scanerização), dicas sobre as resoluções das imagens e introdução aos efeitos especiais do Photoshop.

“ROTEIRO DE CINEMA”, Prof. Nelson Simas/PE
Sinopse: Para alunos que realizaram os dois blocos de introdução à Técnica Cinematográfica no IAC em janeiro e março/97, ou para quem já tem experiência prática ou uma informação consistente de técnica de produção em cinema (inscrição mediante entrevista). Primeiro módulo técnico da série de cursos apoiados pelo Centro Técnico Audiovisual da FUNARTE/MINC que resultarão na realização de um Curta-Metragem de 16mm no segundo semestre de 97.

“TÉCNICO DE FOTOGRAFIA”, Prof. Elpídio Suassuna/PE
Sinopse: Noções de história da fotografia. A câmera fotográfica e sua estrutura. Tipos de câmeras fotográficas e sua utilização. Princípios básicos da luz. Manuseio da câmera fotográfica. Formação da imagem-processo Pinhole. Diagrama e obturador. Material fotossensível. Exposições do filme Profundidade de campo. Influência do obturador no movimento da imagem. Lentes.