quarta-feira

Laboratório de Design



Produtos / Cursos / Workshop

“ADOBE PHOTOSHOP”, Prof. Daniel da Hora/PE
Sinopse: Programa para edição de foto / imagem para maior aceitação do mercado. Trabalhando através de coordenadas de bits, o Photoshop permite a correção de cor e a transformação dos tons de fotografia e imagens em geral. Serão apresentadas noções de digitalização (scanerização), dicas sobre as resoluções das imagens e introdução aos efeitos especiais do Photoshop.

“3D STUDIO – TRIDIMENSIONAL E ANIMAÇÃO”, Prof. Vital Costa/PE
Sinopse: Criação de cenas estáticas e animação em terceira dimensão. Um dos programas de computação gráfica e realidade virtual mais usados nas áreas de publicidade, programação visual, engenharia, arquitetura, entre outros.

“ENGENHARIA DO PAPEL”, Prof. Hans Waecher/PE
Sinopse: Construção de planos e volumes através de cortes, dobras, vincos, vazados, colagens, todas feitas em papel usando técnicas tridimensionais.

“FREENHAND 5.5”, Prof. Daniel da Hora/PE
Sinopse: Aplicativo de editoração e ilustração dos mais utilizados no mercado profissional. Através do trabalho com curvas vetoriais, o Freehand permite a criação de qualquer figura, além de possuir janelas especiais, atividades de auto-trace e maior fidelidade de cores entre o monitor e a impressora. Por ser um aplicativo híbrido (roda em plataforma PC e MAC) torna-se bastante abrangente, sendo utilizado em agências de publicidade, studio de design, birôs de impressão rápida e gráficas informatizadas.

“MUTAÇÃO DE IMAGENS GRÁFICAS”, Prof. Antônio Pádua/PE
Sinopse: Refletir sobre a produção da mídia impressa em suas múltiplas linguagem e permitir ao artista sintetizar, como testemunho vivo de sua época o mundo que o cerca utilizando-se de todos os “subsídios”, mesmo que esses ainda sejam rejeitados como forma de produção e reprodução de arte.

“OFICINA DE EDITORAÇÃO E PROJETO GRÁFICO”, Profª Elizabeth Laffaette/RJ
Sinopse: Dirigido ao profissional ou estudante de comunicação (visual/social) a expressar suas idéias de uma forma técnica, hábil e clara sem que as considerações de estilo e conceitos sejam alteradas por dificuldades na realização dos lay-outs e artes-finais.

“OFICINA DE PRODUÇÃO GRÁFICA”, Profª Andréa Alcântara/PE
Sinopse: Desenvolvimento da atividade de produção gráfica dentro das agências de publicidade, escritórios de design e gráficas. Trabalho que transforma a arte em técnica e permite realizar os projetos gráficos desenvolvidos pelos criadores.

“PESQUISA PARA DESIGN DE MODA”, Prof. Beto Normal/PE
Sinopse: Noções de estilo, a importância da personalização de uma coleção. A idéia: ponto de partida e parte integrante da finalização. Realização de croquis. Noções de volume e movimento: O sensitivo, o frio, o quente, o sólido, o líquido, o duro, o mole. Introdução de materiais e suportes.

“HISTÓRIA EM QUADRINHOS”, Prof. Wotson Portela/PE
Sinopse: O curso abrangerá os mais diversos estilos: super herói, infantil, clássico, cartoon. Será dividido em três módulos independentes, cada módulo terá a duração de um mês com 16 horas aula. No decorrer do curso serão distribuídas apostilas relativas aos assuntos estudados. 1º módulo: Anatomia. Como construir uma figura humana: cabelo, olhos, nariz, boca, mãos, pés e detalhes dos músculos. Construção de cenários, perspectivas e como encaixar as figuras humanas nesses ambientes. 2º módulo: Como compor um arquivo referencial. Como desenhar (ou criar) veículos, animais, vegetais e tudo que se faça necessário no trabalho. 3º módulo: Composição das páginas partindo do layout. Elaboração estudo de roteiro. Como desenvolver um tema e quando se deve utilizar recordatórios, balões, etc. Como descrever a cena em desenhos. Como utilizar bico de pena, pincel, canetas de nanquim, manchas e letreiros para arte-final. Como utilizar cores em ilustração ou copas.